25 de maio de 2009

SWAT 4 - Game Pc


Descrição: Produzido pela mesma equipe de Tribes: Vengeance, SWAT 4 teve um histórico de desenvolvimento cheio de turbulências - mas apesar dos problemas, o resultado final se prova um excelente exemplar de jogo de tiro voltado para quem prefere estratégia ao invés de ação pura.

Especial é pouco

A SWAT - sigla de Armas e Táticas Especiais em inglês - é uma força especial da polícia treinada para situações de alto risco (normalmente envolvendo reféns) preparada para resolvê-las sem matar ninguém. Eles lidam desde roubos frustrados a lojas de conveniência até assaltos a bancos, passando por muitas outras situações. O jogador entra como o líder desse grupo, dando ordens e tentando estabelecer a ordem, derramando sangue apenas em raras situações.

Felizmente, sua equipe conta com essas armas especiais, e elas são muito úteis: granadas de efeito moral, algemas de plástico, bastões com câmeras, ferramentas para arrombar portas - além de suporte de atiradores de elite e seus colegas. Você começa muitas das missões com informações vagas do tipo e quantidade de criminosos espalhados pelo local - e escolher o equipamento faz parte da estratégia.

Uma vez no campo, a tensão permanece alta do início até o fim. Como na vida real, um tiro é o suficiente para derrubar policiais com o mais pesado colete. Em geral, a mecânica é mais ou menos a mesma: você vai cuidadosamente abrindo portas e coordenando os esforços das duas partes do time (é possível acompanhar os demais através de câmeras pessoais). Ao encontrar pessoas, você dá a voz de prisão - e torce para que a pessoa se entregue pacificamente. Caso a situação saia do controle, você pode fazer uso de força.

Mãos ao alto!

Um dos aspectos mais interessantes de SWAT 4 é a inteligência artificial. Além de trazer inimigos bastante versáteis e perigosos, eles apresentam medidas de coragem virtual - muitas vezes é possível afetar sua moral e evitar resistência sabendo lider bem com a situação. O processo é intuitivo e realista, e uma das partes mais recompensadoras do game. No final da missão, você recebe uma nota da sua atuação, sendo punido por ferir inocentes e criminosos.

O design do game tropeça um pouco pela sua interface, que apesar de muito funcional não é das mais intuitivas e não permite comandos rápidos e precisos em situações mais agitadas no que se trata de dar ordens para seus colegas. Mas uma vez que o jogador esteja acostumado, os menus do mouse e atalhos de teclado se provam vitais e eficientes.

Mas o problema mais frustrante está nas ações dos demais membros de seu time. A verdade é que o computador muitas vezes não conta com a mesma sagacidade de um humano - e acaba comprometendo a missão. Esses momentos são relativamente raros, mas quando acontecem, irritam muito.

Os gráficos de SWAT 4 não se comparam tecnicamente aos atuais jogos de tiro da nova geração como Doom 3, Far Cry e Half-Life 2, mas fazem um excelente trabalho de apresentar os ambientes de cada fase de maneira convincente - sem comprometer a qualidade e desafio de cada missão. O áudio também impressiona, além de ajudar na personalidade de cada membro da equipe (infelizmente, o game não traz uma história geral, apenas missões individuais sem relacionar umas com a outras).

Além da campanha com mais de 10 missões, jogadores ainda contam com uma boa implementação de multiplayer, assim como a capacidade de usar mapas criados por fãs - que prometem extender a popularidade do game por muito tempo.

SWAT 4 escapa dos moldes dos jogos de tiro, trazendo ainda mais ressalvas que o já-popular Rainbow Six. A idéia de evitar violência é implementada magistralmente, oferecendo uma excelente opção para quem prefere pensar ao invés de usar reflexos.

Configuração mínima:
Win 98/2000/XP, PIII 1.0Ghz ou AMD equivalente, 256MB de RAM, Placa 3D com 64MB, DirectX v9

Suporte:
1-16 jogadores, multiplayer via LAN e Internet

Tamanho: 897MB
Fabricante: Irrational Games
Estilo: Ação / Tiro
Sistema Operacional: 98/98SE/NT/ME/2000/XP
Ano de Lançamento: 2005
Formato: Rar
Idioma: Inglês / Português

Download: Megaupload

0 comentários: